Com relação a acústica da sala para emulação de Atmos no campo surround, o que foi feito.
* Importante destacar que a forma geométrica do espaço (retangular) e pelo fato de ser um ambiente fechado sem vazamento, favorece muito.
. Como descrito acima no receiver, reconfigurei os novos parâmetros do espaço, aumentando a grau de imersão da bolha.
. Colocação do painel difusor no campo surround (para MCH, o painel difusor é colocado no campo surround. Para 2Ch, pode -se colocar um painel na parte frontal. Entretanto vai depender de alguns fatores. Importante ressaltar que o painel tem que ser proporcional as medidas da parede traseira do seu espaço.
. Instalação de sanca invertida (seta em preto).
. Caixas surrounds voltadas para o sweet spot do ouvinte, de maneira que uma caixa "converse" com a outra. Essa é a posição correta de caixas surrounds. Quando vc coloca as caixas voltadas para frente do seu sistema ou em diagonal sem uma caixa "conversar" com a outra, o efeito de bolha imersiva não se dá completamente.
. Como esses canais (surrounds) operam por difusão A (vermelho)+B (amarelo), onde ponto A tem que enxergar o ponto B da outra caixa e o ponto B tem que enxergar o ponto A da outra caixa, assim é formado o feedback de informação dos canais surrounds. Ainda promovi uma angulação de 10 graus nas caixas surrounds
De maneira que antes de haver o encontro dos pontos de difusão entre as caixas, essas ondas passem pelo difusor redistribuindo (setas azuis.
* tem uma seta amarela setada pra baixo que saiu errado, na verdade tb é uma seta azul) corretamente essa difusão (A+B) em todos os sentidos do espaço surround. A sanca invertida só acentua mais ainda esse processo de "espalhamento" das ondas pelo teto do espaço.
Como resultado, vc tem por exemplo a percepção exata de que a chuva está caindo sobre sua cabeça, ou ainda uma aeronave passando por cima de vc. No filme Invocação do Mal 2
View attachment 8973
tem uma cena em que no andar de cima um espírito anda pelo quarto. Aqui literalmente, a impressão que se tem é que o vizinho do andar de cima está andando pelo quarto dele.
Quando coloco um filme aqui, alguns colegas juram que tenho caixas no teto, tal é o grau de imersão e realismo apresentado.